GLO

Operação Ponte Aérea apreende 35 kg de ilícitos no Aeroporto de Guarulhos e 1,5 kg no Galeão

Em ação interagências, a FAB, Receita Federal e Polícia Federal atuam na apreensão
Publicada em: 28/11/2023 20:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea

Nessa segunda-feira (27/11), a Operação Ponte Aérea, que envolve atuação das forças de segurança para combate ao crime organizado por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), apreendeu 35 kg de ilícitos no Aeroporto de Guarulhos e 1,5 kg no Galeão.

Durante atividade de fiscalização realizada em Guarulhos, com a colaboração da Receita Federal do Brasil (RFB), foram identificadas cargas no terminal de exportação apontadas com possibilidade de conter ilícitos. As cargas foram passadas por raio-x e os cães farejadores da RFB e da Força Aérea Brasileira (FAB) auxiliaram na identificação.

A carga apreendida veio de Goiânia e seguiria para Madri com destino a Hong Kong. Nos 246 paletes fiscalizados, 13 caixas suspeitas foram sinalizadas pelos cães farejadores da FAB. Após inspeção, foram encontrados quase 35 kg de drogas com características similares à cocaína.

Já no aeroporto do Galeão, os militares do Batalhão GLO RJ, em ação sinérgica com a RFB, realizaram atividade de faro na área de remessas postais. Foi detectada uma encomenda vinda dos Estados Unidos que continha uma substância identificada pela RFB como haxixe dentro de recipientes que seguiriam para São Paulo.

Operação Ponte Aérea

Com o Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que envolve atuação das forças de segurança para combate ao crime organizado por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a Força Aérea Brasileira (FAB) cumpre o seu papel com as instituições envolvidas no fortalecimento do combate ao tráfico de drogas, de armas e outras condutas ilícitas, por meio de ações preventivas e repressivas nos aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo e do Galeão, no Rio de Janeiro.

As ações preventivas e repressivas colaboram com a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Polícias Militar e Civil de ambos os estados, atuando na área operacional dos aeroportos internacionais do Galeão e de Guarulhos, nas áreas de movimentação de bagagens, fiscalização de cargas suspeitas ou passageiros e funcionários que estejam na rotina dos aeroportos, com ajuda de cães farejadores, patrulhamento dos perímetros dos aeroportos com uso de viaturas e militares armados atuando em pontos sensíveis, e com realização de rondas nos saguões.

Fotos: Força Aérea Brasileira